sábado, 14 de abril de 2012

DIREITO DE RESPOSTA! SÓ NÃO SEI SE CONVENCE. COM A PALAVRA...O POVO!

POSTADO EM 13.04.2012 - Fonte: Blog do Itamar.
Secretário rebate as denúncias do ex-prefeito de Triunfo

Diante do exposto em nota enviado a este blog, venho apresentar algumas considerações gerais:

1º O ex-prefeito deve saber que viagens faz parte de qualquer gestão, principalmente, quando se apresenta um elevado número de projetos a nível Federal e Estadual, para melhorias de financiamento nas diversas linhas de atenção. Ao mesmo tempo, atualmente, represento a vice-presidência do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco(COSEMS) e os Secretários Municipais de Saúde de municípios de pequeno porte do nordeste(CONASEMS), onde participo das mesas de decisões das políticas públicas de saúde a nível Estadual e Federal. Isto foi conquista e onde estou presente sempre defendo a descentralização e o fortalecimento da saúde a nível regional e principalmente, no interior do Estado.

2º O nº do processo apresentado foi fruto de denúncias infundadas dessa própria oposição, em 2009, onde ratificamos a falsa informação, uma vez que estamos em 2012, e nada foi provado , já que apresentamos na época todos os documentos e justificativas dos profissionais denunciados.

3º As ambulâncias citadas, como compradas pelo município, foram doadas pelo Ministério da Saúde em 2005, para todos os municípios do Estado, durante a gestão do Ministro Humberto Costa, que em seguida, foram apresentadas irregularidades na distribuição das mesmas: “Escândalo das Sanguessugas”, quem não lembra?? Também, retifico que em 2009, já existia uma dessas ambulâncias sem uso por sucateamento e falta de manutenção, abandonada na garagem da Secretaria de Educação.

4º Os demais veículos citados, foram doações do Ministério da Saúde em 2004 e 2005, onde já recebemos os mesmos em condições precárias, com média de 300.000Km rodados, e que, com certeza, precisam de manutenções constantes. Já a S10, que hoje não está com motor batido, nem abandonada, tem 371.496 Km rodados, e realmente encontra-se em manutenção mecânica provisória, voltando as suas atividades normais ainda este mês.

5º O carro de TFD agora sim é regularizado, pois pela primeira vez em Triunfo houve licitação para todo o transporte da Secretaria de Saúde: Processo Licitatório nº 08/2011 com Pregão Presencial nº 03/2012, onde houve publicação no Diário Oficial da União em 08.12.2011. Antes não existia licitação, e o teto mínimo anual de gasto com transporte era ultrapassado. A placa do veículo, na minha visão, é o que menos importa, mas, o conforto, a qualidade, e a exclusividade 24hs de domingo a domingo, com viagens para Recife, Caruaru e Arcoverde, é o que faz a diferença.

6 º O óbito da criança do mês de março, está sendo investigado pelo Estado, pois aconteceu em outro município, e quando a mãe procurou nossa Unidade Mista houve assistência e o próprio médico de plantão encaminhou esta paciente para o parto de alto risco, onde as responsabilidades deixam de ser municipais. Ela realizou 13 consultas pré natais sem anormalidades, no nosso PSF.

7º Estou a 3anos e 4 meses a frente da Secretaria Municipal de Saúde, e nunca fui intimado pelo Ministério Público e Promotoria, para esclarecer denúncias. Ou seja, onde estão estes pacientes que você afirma ter processos contra a Secretaria Municipal de Saúde?

8º O PSF da encruzilhada atualmente está com médico e inclusive já foi realizado concurso público para regularização definitiva de todas as nossas Unidades de Saúde da Família. Hoje, a fixação de profissionais médicos nos PSF´s é um dos principais problemas dos gestores municipais e pauta constante do Ministério da Saúde, não tentativa de enfrentamento e solução para esta realidade.

9º Que não me falhe a memória e meus conhecimentos, as instâncias que devo prestar contas em relação a formas de pagamentos de profissionais, bem como, movimentação do Fundo Municipal de Saúde, é ao Conselho Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores e Tribunal de Contas do Estado. A prestação de contas de 2009 e 2010 do Fundo Municipal de Saúde foram aprovadas sem ressalvas. Agora, o ex -prefeito deve explicações a estas instâncias e a população Triunfense, uma vez que teve sua prestação de contas 2005, 2006 e 2007 ,rejeitadas por uma série de irregularidades.

10º Não se preocupe, pois não vivo pensando em eleição e política, pois se realmente tivesse esse desejo todo, já estaria inserido nela. Agora, enquanto Gestor, acredito que tenho a liberdade de expressão, e o direito de apresentar respostas através das ações que realizamos, sempre que alguma crítica destrutiva infundada, for apresentada. Não fique preocupado, pois não tenho esse planejamento para meu futuro, e todos aqueles que realmente necessitam da Secretaria de Saúde sabem que ela está bem cuidada.

11º Tenha certeza que também temos arquivos e fotos, das principais ações e conquistas que realizamos, com comparativo, como essas abaixo, para serem apresentadas em momento certo. Desde já, no site da Prefeitura Municipal, já se encontra o registro de várias ações realizadas.

12º E por fim, sou Triunfense de berço, tenho toda uma história familiar aqui, e tenho certeza que conheço muito bem “MINHA CIDADE. Sempre procuro fazer o melhor para o progresso da mesma, sem interesses secundários, ao contrário de alguns que resolvem aparecer e se apresentar como um “Bom Samaritano, dono da Verdade” a cada 4 anos.

Saulo Bezerra Xavier
Secretário Municipal de Saúde de Triunfo

5 comentários:

  1. Pense em um secretário que não faria falta a Triunfo.Secretário RENUNCIE para o bem de Triunfo.

    ResponderExcluir
  2. Secretario de saúde de Triunfo fez acusação séria ao Senador Humberto Costa,

    ResponderExcluir
  3. Com plano de saúde pago com o belo salário que recebe pra sucatear os serviços públicos essenciais é bom demais falar que Triunfo [é um paraíso. Mar minino!

    ResponderExcluir
  4. SENHOR SECRETARIO DE SAUDE,MUITO CUDADO COM AS ATITUDES DO SEU CHEFE,O MESMO USA O SUS EM TRIUNFO COMO SE FOSSE UM CABO ELEITORAL PARA SUA CAMPANHA. AS VISITAS NA ZONA RURAL,SEU OBJETIVO PRINCIPAL É USAR A DEFICIENCIA DO HOSPITAL FELINTO WANDERLEY,E AI FAZER SUA MÉDIA POLITICA COM AS PESSOAS DE MENOS PODER AQUISITIVOS E CARENTES DE UM TRATAMENTO MEDICO DIGNO NO MUNICIPIO.
    NAO VAI DEMORAR MUITO ESTA PRATICA VAI ACABAR, ´HÁ GENTE ACONPANHANDO ESTA PRATICA,É QUESTAO DE TEMPO.

    ResponderExcluir
  5. Só poderia ser uma pessoa que não é triunfense para não sentir-se lisongeado em ter, como secretário de saúde, um vice-presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco(COSEMS) e membro dos Secretários Municipais de Saúde de Municípios de Pequeno Porte do Nordeste(CONASEMS)com participação em mesas de decisões das políticas públicas de saúde a nível Estadual e Federal!! FEDERAL, entendeu?? Penso que Triunfo nunca teve um secretário de saúde desse porte e com essa atuação!!!! Valorizem as coisas boas!!!!!

    ResponderExcluir