terça-feira, 30 de outubro de 2012

COMPRA E VENDA DE VOTOS. O QUE SERIA ÉTICO? EU POSSO, EU QUERO, MAS...EU DEVO COMPRAR? EU DEVO VENDER? E A MORAL? ONDE FICA?

“Toda ação livre tem duas causas que concorrem para sua produção: uma moral, que é a vontade que determina o ato, e a outra física, que é o poder que a executa. Quando me dirijo a um objeto, é preciso, primeiro, que eu queira ir até lá. Queira um paralítico correr e não o queira um homem ágil, ambos ficarão no mesmo lugar. O que os distingue é a força e a vontade.” (ROUSSEAU, Jean-Jacques - Do Contrato Social, p. 135).

EU POSSO E EU QUERO, MAS...EU DEVO? (Jurgen Habermas em "O Futuro da Natureza Humana".), E agora Rousseau? O FUTURO É UMA METÁFORA OU SERÁ QUE, DO JEITO QUE A COISA ANDA, NÃO TEREMOS FUTURO?

Um comentário:

  1. Acho que até dar pra ter saudade do tempo da ditadura! O POVO sonhava que um dia chegaria a liberdade e tudo ficaria melhor. Santo Agostinho disse que "POVO é um conjunto de pessoas racionais unidas pelo mesmo sonho". O Geraldo Vandré disse a mesma coisa , com poesia diferente: "Caminhando e cantando e seguindo a canção". É isso. Há de haver uma canção que todos cantem e que indica o caminho.Será que estamos virando povo? Um povo nasce quando as pessoas trocam seus sonhos pequenos (individuais)por um sonho grande (comum). Um bom gestor é aquele que ajuda um povo a nascer. Mas que sonho temos? Estamos desgarrados e errantes como ovelhas que não têm pastor.O tempo da ditadura era noite. Mas no céu havia estrelas. Todos sonhavam com o fim da mesma. Veio o dia. Mas a noite continuou. Quase já não sonhamos. Resta-nos a dura vida sem sonhos. Acho que é hora de cantar o último verso do Geraldo Vandré: "Mas para meu desencanto o que era doce acabou..."
    Os dias ruins passarão. Estamos na ditadura hoje. Amanhã quem sabe. Já encontramos o caminho: descobrimos a canção e muitas pessoas viraram povo e estão seguindo.

    Ah! antes que eu esqueça: UM BOM JANTAR PARA TODOS!

    ResponderExcluir