terça-feira, 17 de novembro de 2009

RESPOSTA A UMA AMIGA!

SOCIEDADE X SINCERIDADE?
Indagou-me uma amiga, triste por se sentir rejeitada. Lembrei-me, de imediato, do meu professor de Filosofia e iniciei minha resposta lhe pedindo que elevasse o pensamento, saindo do mundo do senso comum para o mundo metafísico, a fim de encontrar a resposta: “Quando consegues sucesso em tuas realizações arranjas falsos amigos e verdadeiros inimigos”! (Frei Jr.)
É o mesmo que relembrar o ditado que enuncia a pessoa valer proporcionalmente ao que possuir, isto é, se se tem muito vale-se muito, se pouco tens, pouco vales e se nada tens, nada vales. A dita sociedade contemporânea, se torna demagoga ao pregar certas doutrinas e praticar justamente o contrário. Uma pessoa simplória, que alberga sua vida nos princípios da humildade, da honra, da moral, da modéstia, da verdade absoluta, da educação, passa desapercebida e os amigos são aqueles mais próximos. Esses são os verdadeiros.
Se, ao contrário, começardes a te destacar, seja nos negócios, no trabalho, no seio da própria família, intelectualmente na escola ou ganhardes na loteria (crescerdes financeiramente), passarás a ser notado pela dita sociedade e aí aparecem visitas constantes em tua casa, que agora denominam de residência, convites para os mais diversos eventos: reuniões, conferências, sessões parlamentares, churrascos, almoços, jantares e, principalmente festas sociais. Tu agora faz parte da sociedade. Teus amigos te inseriram nela. Há de se ter cuidado; esses não são aqueles teus amigos verdadeiros que te conheciam antes do sucesso e hás de cuidar para deles não te esquecerdes e te deixar dopar pelo ópio (Karl Marx), da falsidade, comum a alguns setores da sociedade dos hipócritas capitalistas. Isto não quer dizer, entretanto, que não devas aspirar o sucesso. O ser humano é um animal político (Sócrates), e por isso, egoísta por natureza. O que se deve evitar é o egoísmo exacerbado, no qual os fins justificam os meios (Maquiavel). Sobe sem pisardes nos outros, podes encontrá-los quando estiverdes a descer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário