domingo, 1 de novembro de 2009

Professor Terá Programa de Prevenção de Doenças nas Cordas Vocais.

Os professores da rede pública de ensino poderão contar com medidas de prevenção e recuperação de desordens vocais. Proposta nesse sentido, criando o Programa Nacional de Saúde Vocal,foi aprovada nesta quarta-feira (21) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria é autorizativa para o poder público e segue agora para votação pelo Plenário do Senado.

O projeto (PLC 11/09) tem por finalidade oferecer aos professores da rede pública de ensino medidas contra alterações nas cordas vocais, na faringe e na laringe, através de ações de prevenção, capacitação e recuperação das desordens vocais. A iniciativa abrangerá a realização de exames preventivos nos professores, a execução de programas de capacitação por meio de treinamentos teóricos e práticos, bem como programa de recuperação através de atendimento fonoaudiológico para reabilitação dos professores acometidos por desordens vocais ou de laringes.

A proposta determina que os exames sejam realizados por equipe interdisciplinar que envolverá médicos e fonoaudiólogos com experiência comprovada na área da voz. Em casos de constatação de lesões, a equipe deverá analisar a necessidade de redução da carga de trabalho em sala de aula, bem como a hipótese de transferência do professor para outras funções que não exijam uso da voz por tempo prolongado.

Em seu parecer favorável, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) elogiou o projeto por prever a capacitação e orientação dos professores sobre o uso da voz e a disseminação de medidas de prevenção de possíveis problemas, ao lado da realização de exames fonoaudiológicos nos docentes e tratamento de lesões detectadas.
Fonte: Ranilson Clebson, em 29 Outubro 2009 / Marcadores: Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário