quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

MAS ELE, O MINISTRO, DISSE, EM ENTREVISTA À TV, QUE A CONTA DE ENERGIA VAI AUMENTAR! IRÁ REPASSAR O CUSTO DO USO DAS TERMOELÉTRICAS PARA O CONSUMIDOR FINAL, OU SEJA, NÓS! E A DANADA NÃO IA BAIXAR, SEGUNDO A PRESIDENTE DILMA?

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

0 Após reunião do setor energético, ministro volta a afastar risco de apagão

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, voltou a afirmar, nesta quarta-feira (9), que o sistema de energia elétrica do País vai assegurar o fornecimento para todo o território brasileiro, mesmo com os reservatório das usinas hidrelétricas no nível mais baixo dos últimos dez anos. De acordo com o ministro não há nenhum risco de apagão.
— Eu me lembro que falei em 2008, logo após ter assumido o ministério, no dia 21 de janeiro, quando se dizia, a exemplo de agora, que nós teríamos um desabastecimento. Não houve, não haverá agora e espero que jamais haja desabastecimento de energia elétrica neste País.
As declarações foram dadas após a reunião do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), realizada no MME (Ministério de Minas e Energia), em Brasília.
O encontro foi presidido pelo ministro e teve aparticipação do secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann, do diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp, do diretor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Edvaldo Santana e do diretor da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Helder Queiroz. O presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Mauricio Tolmasquim, também estava presente.
O ministro lembrou que a reunião não foi convocada com urgência e que estava inicialmente marcada para dezembro de 2012. Ele fez questão de mencionar a chuva que caiu em Brasília, durante o encontro,  para tranquilizar a população.
— A tendência é melhor daqui para frente com o abastecimento completo dos reservatórios das hidrelétricas.
Os reservatórios das usinas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por 70% da geração de energia do País, estão com 28,32% da capacidade — nível menor que o de junho de 2001, mês em que se iniciou o racionamento de energia elétrica.
A presidente Dilma Rousseff antecipou sua volta das férias no Nordeste e retornou nesta terça-feira (8) à Brasília, mas não participou da reunião. O ministro Edison Lobão vai ser encontra com ela, no Palácio do Planalto, ainda hoje para repassar a ela o que foi discutido no encontro do CMSE. (R7)
Fonte: bolg do naynneto
 
 
 

Um comentário:

  1. É PRUDENTE OS TRIUNFENSES IREM COLOCANDO AS BARBAS DE MOLHO PORQUE O BICHO VAI PEGAR MESMO!

    Sei que o comentário a seguir não tem nada haver com esta matéria, mas sei que ele também é necessário para esclarecer aos triunfenses sobre nossa gravíssima situação com a falta d'água que tende a se agravar:

    Obs. Copiado do Blog do Nayn Neto.

    Ministro visita Serra Talhada se reúne com prefeitos mais não define datas da adutora.

    Por: Inaildo Dionisio

    O pessimismo rodou a mesa de discussão entre o Ministro da Integração Nacional FBC e os prefeitos presentes ao encontro nesta terça-feira (07) em Serra Talhada.

    Após sobrevoar o trecho da adutora do Pajeú, tida como salvação para o abastecimento d’água de vários municípios do Sertão, entre eles, Serra Talhada, o ministro reuniu-se com os gestores da região, mais não quis precisar prazos para o funcionamento da obra.

    A lª etapa compreende os municípios de Floresta e Afogados da Ingazeira. A meta é até julho para que pelo menos Afogados possa receber a água da adutora. Preocupado, o prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães (PT) disse que o trecho que irá beneficiar seu município sequer foi licitado, e isso tem causado preocupação. Romério queixou-se da falta de prazos que deveriam ser estipuladas pelo ministro. Outro prefeito que mostrou insatisfação com a proposta apresentada por FBC, foi Luciano Bonfim de Triunfo. O município que já vive um colapso total está sendo abastecido por dois pipas da COMPESA.

    Os demais são bancados com recursos próprios. A situação de Triunfo é a pior de todas. A localização geográfica da cidade pode impossibilitar o bombeamento da água. Triunfo é um dos pontos mais altos de Pernambuco. A obra orçada em R$ 500 milhões de reais, oriundos do PAC, vai beneficiar mais de meio milhão de pessoas, em mais de 32 localidades.

    ResponderExcluir