quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

RAIO X




POLÍTICA E DEMOCRACIA
Uma Leitura de Sua Aplicação Hoje no Município de Triunfo - PE
           
 “Perguntar-me-ão se sou Príncipe ou Legislador para escrever sobre política. Respondo que não o sou. Se o fosse, não perderia meu tempo dizendo o que deve ser feito; eu o faria ou me calaria” (ROUSSEAU).
            Atrevo-me então a enredar por este caminho, não por vocação, mas em favor de um povo; povo este que, ao que percebo, ainda não está preparado para o exercício dos [1]fundamentos constitucionais de um verdadeiro Estado Democrático de Direito, dos quais elenco três sem os quais falta alicerce ao Estado e terra aos pés do povo: a soberania, a cidadania e a dignidade da pessoa humana. Trata-se de um povo ainda alienado que é enganado, se deixa enganar ou, no mínimo, vive se enganando ao pensar que é esperto o suficiente para ludibriar seus reais enganadores.
            Dizem que a palavra convence, mas o exemplo arrasta. Neste passo, resolvi iniciar o presente opúsculo, usando, a princípio, a palavra como meio de convencer e conscientizar o povo, acerca do verdadeiro sentido de ver a política aplicada às suas vidas ser transformada em poder de mudança, permitindo-lhes alcançar a verdadeira liberdade. Uma liberdade há muito distorcida de seu sentido; onde muitos a consideram como apenas o direito de ir e vir. Ledo e fatal engano. O intuito é ajudar a recuperá-la.


[1] Art. 1º, I, II, III, CF/88

sábado, 16 de fevereiro de 2013

CONTINUA...




A CONSTITUIÇÃO
Um Dedo de Prosa Um Verso na Mão – Continuação

Cesarnildo dos Santos Lima

Minha plateia seleta,
Agora eu vou chamar,
E estando já repleta,
Um Estado eu vou fundar,
Peço vênia entretanto,
O intento é só um canto,
E não dar aula aos bacharéis,
É de treze por doze,
É de onze por dez,
De nove por oito,
E de sete por seis,
De cinco por quatro,
Mais um, mais dois e mais três,
Eu não sou nenhum Prefeito,
Mas quero fazer perfeito,
Este lugar de vocês.

Do primeiro ao quarto artigo,
Agora vou declamar,
Pois o quinto meu amigo,
Acabei de destrinchar,
Uso os dedos prá contar,
Três coisas que precisar,
E não para usar anéis,
É de treze por doze,
É de onze por dez,
De nove por oito,
E de sete por seis,
De cinco por quatro,
Mais um, mais dois e mais três,
Território é o nosso chão,
O povo população,
E o poder é com vocês.

O poder que me refiro,
É o Poder Soberano,
Que aqui lhe deram um tiro,
E nós entramos pelo cano,
A visão é diferente,
É de forma irreverente,
Pois não fico aos vossos pés,
É de treze por doze,
É de onze por dez,
De nove por oito,
E de sete por seis,
De cinco por quatro,
Mais um, mais dois e mais três,
Tá no artigo primeiro,
Inciso Um e verdadeiro,
Precisamos de vocês.

Prá um Estado democrático,
Tá faltando é o povão,
Começar a ser mais prático,
E não viver só de ilusão,
O poder dele emana,
Só falta é dar banana,
Para os falsos coronéis,
É de treze por doze,
É de onze por dez,
De nove por oito,
E de sete por seis,
De cinco por quatro,
Mais um, mais dois e mais três,
Eleição não é negócio,
E o povo não é mais sócio,
Dos desmandos de vocês.

Fico triste com empresário,
Que fala em cidadania,
Faz cliente de otário,
Pensa em sua economia,
Se passa por cidadão,
Do idoso toma o cartão,
Através de parentes infiéis,
É de treze por doze,
É de onze por dez,
De nove por oito,
E de sete por seis,
De cinco por quatro,
Mais um, mais dois e mais três,
Vivem com um cabo de aço,
Prá quebrar no espinhaço,
Dos coitados de vocês.

É SÁBIO RECUAR!

  1. Eu não estou entendendo o interesse de determinados cidadoes falarem que a oposição acabou, LEDO ENGANO dos que pensarem assim, as pessoas sérias que fazem oposição apenas recuaram um pouco para observar (quem realmente é oposicao em Triunfo ) . Nós vamos voltar com muito mais força, AGUARDEM.
    ResponderExcluir
  2. Isso explica tudo meu bom povo! Um bom estrategista deve ser sábio o suficiente para bem comandar seu exército e orientá-lo sobre o melhor momento de atacar, de recuar para planejar! Agradeço ao anônimo que deveria ter se identificado. Não tenha medo!
    ResponderExcluir
  3. Como ensinou Jesus, meu caro anônimo; não deve temer, pois mesmo que não seja fisicamente, estarei contigo todos os dias. Enquanto boa parte do nosso bom povo triunfense se acovardar, à covardia continuará escravizado e jamais conhecerá o doce sabor de ser um povo livre. Os anais da história nos mostra que para um povo se libertar, são exigidos sacrifícios!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

QUAL A ESCOLA QUE EU QUERO VER CAMPEÃ? A ESCOLA PÚBLICA!

Emilio Fezzi Enquanto a educação não for tratada com responsabilidade e seriedade, o povo brasileiro será tratado como massa de manobra visando atender a conveniência e interesse dos políticos bandidos, ladrões e corruptos. Assim, os renans, malufs, jenoinos, Joãospauloscunhas, dirceus, lulas e milhares de outros continuarão sendo eleitos. SALVE A EDUCAÇÃO

domingo, 3 de fevereiro de 2013

IMPERADOR PENSA EM ABANDONAR A POLÍTICA!



Após muita observação e meditação, creio ser viável o afastamento de vida política. Não penso em publicar, agora, atos que percebi no decorrer da campanha que me foram solicitados calar para não prejudicar A ou B. Ocorre que agora estou mais experiente e vi e vivi coisas que os leitores nem imaginam que ocorrem nos bastidores. Excetuando-se pessoas que ainda confio, o povo triunfense está sendo enganado dos dois lados.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CARGO DE PROCURADOR MUNICIPAL: ISSO É DE SUMA IMPORTÂNCIA!


 
 
Determinado triunfense estudante de Direito da FIS ( Faculdades Integradas do Sertão), em Serra Talhada, encontra-se  em fase de conclusão do Curso Jurídico, pretende assim que terminar o semestre e colar grau, entrar com uma ação civil pública contra a Prefeitura Municipal de Triunfo,  para estabelecer obrigatoriedade de concurso público para o cargo de procurador  municipal.
Ele justificou que as medidas serão tomadas em função do grande volume de investimento feito para contratar advogados  particulares,o que demanda não formação de um quadro de servidores efetivos para resguardar o interesse público. A medida visa sobretudo o combate à interferência política na indicação desse cargo de suma importância para o futuro do município, que passa hoje por uma forte transformação em seu perfil sócio-econômico, não devendo depender de indicações nepotistas. 
Deve requisitar ao promotor de justiça  que entre com  decisão solicitando liminar da Justiça para obrigar o prefeito, em 90 dias, a enviar Projeto de Lei à Câmara deVereadores, criando a Procuradoria do Município e que inicie  os procedimentos para a realização do concurso público. Reivindicará ainda prioridade na tramitação da ação, devido à urgência do caso.
Argumentou que o município é desprovido ao apontado cargo, fazendo com que a municipalidade busque socorro junto a estranhos e comissionados, perdendo tal serviço - essencial por natureza, a característica de ordem permanente e efetiva quando há mudança de gestão, acarretando, sobremaneira, prejuízo aos munícipes.A decisão desse  futuro bacharel, nos parece bastante coerente.

Fonte: 3 comentários